Herbário

A maior parte das consultas visa a identificação de plantas desconhecidas, principalmente para a pesquisa, mas também pela comunidade em casos de planta medicinal, planta que causou intoxicação, etc (contactar o CDT para agendar a identificação = 3. Outro serviço freqüentemente prestado pelo herbário, é o fornecimento de informações adicionais sobre plantas cuja identidade o consultante já conhece, tais como época de floração ou frutificação, usos, sinônimos, autores dos nomes científicos, ocorrência geográfica e freqüência. Ocasionalmente, o Herbário é procurado por pessoas que desejam prestar informação sobre plantas medicinais usadas com êxito, plantas alimentícias raras ou interessantes, ou plantas causadoras de intoxicação.

O Herbário dispõe ainda de uma biblioteca com várias obras clássicas tais como a Flora Brasilienses de F. von Martius, e o Dicionário de Plantas Úteis do Brasil de M. Pio Corrêa, além de periódicos, livros, teses diversas e cerca de 2.000 separatas organizadas por título do periódico e que estão em processo de serem indexadas e computador por um sistema ad hoc. Esta Biblioteca é consultada por alunos de diversos cursos de graduação e pelos alunos de pós-graduação em Botânica. O Herbário produz uma publicação bianual, o "Boletim Informativo do Herbário da Universidade de Brasília", cujo 4º número foi lançado em 1998, contendo uma listagem de nossos tipos (cerca de 800 tipos).

Está sendo montada no Herbário, uma coleção comparativa da flora do Distrito Federal. Esta coleção, constando de uma exsicata com flor e outra com fruto de todas as plantas vasculares do Distrito Federal, será ilustrada com fotografias, slides, descrições e dados detalhados de habitat, devendo ser de grande utilidade para a comunidade biológica, facilitando muito a rápida identificação das plantas locais e permitindo a expedita atualização de nomes em casos de mudanças nomenclaturais. O herbário participa do Projeto Reflora, de repatriamento digital de amostras da flora brasileira.

 

 

© 2017 Programa de Pós-graduação em Botânica. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube