Herbário

  O Herbário da Universidade de Brasília (abreviação internacional UB) é o maior da região Centro-Oeste. Trata-se de uma rica coleção de espécimes vegetais herborizados e montados em exsicatas, preservadas sob baixa temperatura, em ambiente controlado.

  A maior parte das consultas ao seu acervo do Herbário UB visa a identificação de plantas desconhecidas, principalmente para a pesquisa, mas também para a comunidade, por exemplo em casos de plantas medicinais, ou que causaram intoxicação (contactar o CDT para agendar a identificação). Outro serviço freqüentemente prestado pelo herbário, é o fornecimento de informações adicionais sobre plantas cuja identidade o consultante já conhece, tais como época de floração ou frutificação, usos, sinônimos, autores dos nomes científicos, ocorrência geográfica e freqüência.

  Ocasionalmente, o Herbário é procurado por pessoas que desejam prestar informação sobre plantas medicinais usadas com êxito, plantas alimentícias raras ou interessantes, ou plantas causadoras de intoxicação.

  O Herbário UB dispõe ainda de uma biblioteca com várias obras clássicas tais como a Flora Brasilienses de F. von Martius (obra em latim), e o Dicionário de Plantas Úteis do Brasil de M. Pio Corrêa, além de periódicos, livros, teses diversas e cerca de 2.000 separatas organizadas por título do periódico e que estão em processo de serem indexadas e computador por um sistema ad hoc. Esta Biblioteca é consultada por alunos de diversos cursos de graduação e pelos alunos de pós-graduação em Botânica. O Herbário produz uma publicação bianual, o "Boletim Informativo do Herbário da Universidade de Brasília", cujo 4º número, lançado em 1998, contém uma listagem dos cerca de 800 tipos de espécies (= exsicatas testemunhas) de espécies novas descritas para a ciência.

  O Herbário tem uma coleção comparativa da flora do Distrito Federal, que consta de uma exsicata com flor e outra com fruto de todas as plantas vasculares do Distrito Federal. A coleção também está sendo ilustrada com fotografias, eslaides, descrições e dados detalhados de habitat, devendo ser de grande utilidade para a comunidade biológica, facilitando muito a rápida identificação das plantas locais e permitindo a expedita atualização de nomes em casos de mudanças nomenclaturais.

  O Herbário UB participa do Projeto Reflora, de repatriamento digital de amostras da flora brasileira.